sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Os Cinco Solas da Reforma


Créditos da imagem: dialeticateologica.blogspot.com


Sola Scriptura

Somente a Palavra de Deus é nossa regra de fé e prática. É lâmpada e luz para nossos passos (Salmos 119:105). Não é apenas um livro de consolo, mas também de exortação (II Timóteo 3:16). Devemos nos maravilhar com seu conteúdo, mas também praticar o que preconiza (Tiago 1:23). Não é alvo de interpretações particulares. Esta deve ser sempre guiada pelo Espírito de Deus (II Pedro 1:20), que sempre está presente ao lado daquele que humildemente busca conhecê-la. É a regra da vida. Isto inclui o culto e sua liturgia, o relacionamento entre os irmãos, a música e a postura diante das variadas situações com as quais temos que lidar diariamente. Por fim, a Bíblia interpreta a si mesma. Onde ela se omite, por ser demasiado resumida para abarcar todos os detalhes de nossas vidas, deve ser aplicada com amor. Ao expô-la (e isto deve ser feito com mais freqüência em nossas igrejas) não devemos inferir que algo aconteceu, a menos que estejamos certos, com um atestado histórico, por exemplo. Toda dedução tende a esconder a revelação, perdendo-se a essência do texto. A Bíblia que temos é a palavra suficientemente revelada, com poder para prover salvação a toda humanidade. Deve ser reverenciada, lida, estudada, mas nunca tratada como amuleto. Colocar a Bíblia sobre a estante, ler um versículo numa caixinha de promessas todo dia ou algo semelhante, não vai nos tornar mais crentes, guardados ou santos. A leitura meditativa diária (Salmos 1:2) e metódica é que irá trazer resultados de curto, médio e longo prazo.

Solus Christus

Somente Jesus pode salvar o homem dos seus pecados e redimir a sua alma (Atos 4:12). A razão é uma só: Ele morreu sozinho, sozinho se ofereceu por nós e ressuscitou, evidenciando que seu sacrifício foi aceito pelo Pai. Não há outro mediador ou medianeira (I Timóteo 2:5), porque só ele preenche os requisitos determinados por Deus. Somente através de sua carne imaculada podemos entrar na presença de Deus. Ele é o Cordeiro (João 1:29) que foi morto antes da fundação do mundo (Apocalipse 13:8; João 17:24). Autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2).

Sola Gratia

Somente a graça infinita de Deus é capaz de perdoar o pecado do homem. Por nossos atos jamais seríamos salvos, daí o princípio da Reforma segundo o qual as obras não salvam ninguém (Efésios 2:8). A graça, como favor imerecido, permite que nossos pecados sejam apagados, tão logo peçamos perdão (Colossenses 2:14). É a graça do Senhor que nos permite suportar as provas (II Coríntios 12:9).

Sola Fide

Somente a fé é a chave que nos torna acessíveis à salvação (Efésios 2:8). A fé é o gesto que salta a muralha imposta pelo pecado e nos faz compreender o imenso amor de Deus ao ouvirmos falar dele (Romanos 10:17). É o único gesto humano de simpatia para com a mensagem do evangelho. Esta é a razão pela qual tão poucas pessoas conseguem fazer uma decisão. Acham bonito, participam e até nos visitam, mas é preciso ter fé para seguir Jesus. A fé não é o que vemos (Hebreus 11:1), é o que se realiza em esperança. A Bíblia diz que em esperança somos salvos (Romanos 8:24), afinal cremos num Jesus que nunca vimos (João 20:29)!

Soli Deo Gloria

Infelizmente, este princípio é o mais ignorado hoje, assim como nos dias de Lutero. Estamos
sempre dispostos a glorificar esta ou aquela pessoa pelos seus feitos, e nós mesmos por vezes queremos o crédito de algo fizemos para Deus. Quando alguns coríntios creditavam aos homens o seu crescimento no evangelho, Paulo argumentou sabiamente: Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento (I Coríntios 3:6,7)! É o Eterno Deus quem projeta e encaminha todas as coisas para um fim determinado (Filipenses 2:13). Ele é o autor e consumador da história do mundo. O personagem que rege com maestria o Universo, que cria, equilibra, harmoniza e sustenta todas as coisas por sua Palavra (Salmos 33:6). Nós somos meros coadjuvantes, agraciados por sermos instrumentos em suas mãos poderosas. Por isso a Ele deve ser dada toda honra, glória, louvor e exaltação pelos séculos dos séculos (Judas 1:25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário